Na gestação, a mulher passa por muitas mudanças hormonais, como sendo a forma do corpo trabalhar em favor do bebê e da mãe. Porém, essas mudanças, podem ser temporárias ou permanentes e é por isso que sempre é necessário manter a atenção. A saúde ocular da gestante é tão importante tanto quanto qualquer outra área do seu corpo. Neste texto, vamos mostrar algumas doenças oculares que podem surgir na gravidez.

Síndrome do olho Seco

A síndrome do olho seco é uma delas. Geralmente desaparecendo depois do nascimento do bebê, esta síndrome é caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas, que deixam os olhos irritados, secos, com sensação de cisco ou areia na superfície dos olhos. Evitar exposição ao ar condicionado e a poeira, podem ajudar a aliviar os sintomas.

Alterações na Córnea

Uma mudança que pode ocorrer é a sensibilidade com a luz, já que durante a gestação a sensibilidade da córnea diminuiu, e a mulher pode ser acometida por enxaquecas. Outra está relaciona a mudança de grau dos óculos ou lentes, pois as variações hormonais, somados com a retenção de liquido e o consequente aumento de peso, podem modificar a córnea, sua espessura, o que deixa a visão distorcida. Geralmente os sintomas logo passam depois do nascimento do bebê, mas é sempre bom ficar atento se houverem dores de cabeça forte tonturas.

Diabetes Gestacional

Mas algumas mudanças podem causar sérios danos. No período de gestação é comum o aumento de açúcar no sangue, pelo aumento de HPL (Hormônio Lactogênio Placentário) e isso pode causar diabetes gestacional, que no Brasil atinge cerca de 7% das gestantes, e quadros dessa doença podem causar problemas com a nitidez e o foco. O recomendado é estar com os exames de rotina em dias e avaliações quando for necessário.

Como se cuidar?

O acompanhamento com obstetra é sempre necessário para um bom período de gestação. Quanto a saúde ocular, evite automedicação e sempre procure o oftalmologista para que ele avalie o caso e observe e recomende o que precisa ser feito para que a gestante e o bebê estejam com a saúde em dia.