Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o ditado popular. Mesmo assim, segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 285 milhões de pessoas estão com incapacidade visual, sendo que em 80% desses casos o problema poderia ter sido evitado. Por isso, no dia 10 de julho foi instituído como o Dia Mundial da Saúde Ocular, que tem o objetivo de incentivar as pessoas a darem mais atenção à saúde dos olhos.
Os cuidados começam logo na infância, após o nascimento. O teste do olhinho, por exemplo, é imprescindível para que o médico verifique como está a saúde dos olhos do bebê. Ele consiste na identificação de um reflexo vermelho quando um feixe de luz ilumina o olho do recém-nascido. Isso ajuda a diagnosticar e buscar uma solução viável para qualquer possível problema que possa vir a existir nos olhos da criança.
Outras formas de cuidar dos olhos
Antes de tudo é preciso entender o que é a córnea. Ela fica na parte da frente do olho, na parte anterior do globo ocular, como um tecido transparente. A sua função é de permitir a entrada da luz e é uma lente que fica sobre a íris (parte colorida dos olhos) e a pupila.
Já na vida adulta, com a correria do dia a dia e a falta de cuidado com o corpo, faz com que muitas pessoas sequer façam consultas regulares ao oftalmologista. O ideal seria uma vez ao ano, caso não haja histórico familiar de doenças oftalmológicas na família, mas fora isto, qualquer suspeita, procure um médico o quanto antes, de preferência incluindo o exame oftalmológico como rotina.
Depois de verificar como estão os seus olhos, tenha práticas de vida saudáveis, como fazer exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, evitar a automedicação, não usar óculos de procedência duvidosa, não coçar os olhos, sempre verificar como estão seus níveis de glicose para evitar problemas oculares em decorrências da diabetes, parar de usar computares e celulares de forma excessiva… Estas e muitas outras dicas podem te ajudar a prevenir doenças oculares, como miopia, conjuntivite e ceratocone, por exemplo.
Os olhos não apenas são as janelas da alma: são do corpo também. Muitos problemas oculares são desenvolvidos por causa da saúde fragilizada do corpo, por isso, tenha sempre a consciência que todo o organismo trabalha junto. Se uma parte estiver doente, a outra também pode estar. Cuide-se sempre!