Você coça os olhos? Saiba como este hábito pode causar ceratocone
Um hábito que parece tão inofensivo que por muitas das vezes passa despercebido. Já aconteceu de quando você retirar os óculos e rapidamente levar as mãos até o rosto para coçar os olhos? Este hábito pode causar uma doença chamada ceratocone. Por isto, neste mês é considerado Junho Violeta, que tem como objetivo alertar e informar as pessoas sobre os perigos da ceratocone.
O que é ceratocone?
Antes de tudo é preciso entender o que é a córnea. Ela fica na parte da frente do olho, na parte anterior do globo ocular, como um tecido transparente. A sua função é de permitir a entrada da luz e é uma lente que fica sobre a íris (parte colorida dos olhos) e a pupila.
A ceratocone é um desgaste da córnea, que impede a nitidez com que as imagens na retina. O hábito de coçar os olhos faz com que a espessura da parte central da córnea fique com um formato parecido com um cone. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100 mil pessoas no mundo, de 4 a 600 delas desenvolvem o ceratocone.

Tem cura?
Infelizmente não. Em caso mais graves, muitas das vezes é preciso de um transplante de córnea. Fatores genéticos também estão relacionados ao desenvolvimento desta doença, já que de 6 a 8% dos casos analisados, a ceratocone é genética. Ela pode aparecer na adolescência, entre os 13 e 18 de idade, podendo se estabilizar oito anos depois.
A ceratocone ainda está ligada a alergias oculares, seguida de sensibilidade a luz e irritação nos olhos. Como consequência disso, o paciente coça os olhos de forma insistente, para abrandar os sintomas, porém, isso acaba piorando a situação.
Tipos de tratamento
Avaliado o caso do paciente, o oftalmologista pode optar por algumas soluções. A mais comum é uso de óculos de grau ou lentes de contato adaptadas. Isso pode resolver em casos mais simples.
Outra alternativa é o implante de um anel intracorneano interior da córnea. É um procedimento pouco invasivo e simples. Já para casos um pouco mais avançados existe o crosslinking, que consiste em o médico aplicar uma substância chamada riboflavina diretamente na córnea. Isso fortalece o globo ocular.
E por fim, em últimos casos, existe o transplante de córnea, que segundo o Ministério da Saúde pode devolver a visão em até 90% dos casos. Atualmente no Brasil 7.500 pacientes esperam por um transplante de córnea.
Prevenção
É preciso estar atento as alterações que podem acontecer no seu corpo, mudar os hábitos e fazer consultas de rotina no oftalmologista. Só assim você pode evitar a ceratocone e outra doenças. Então, pare já de coçar os olhos!