O mês de abril é conhecido pela comemoração da Páscoa e com ela a tradição de consumir muito chocolate, seja ele em formato de ovo, bolo ou em barra. Mas já parou para pensar sobre em como o chocolate pode ajudar ou atrapalhar na saúde dos seus olhos? 

A resposta é sim, chocolate na medida certa pode ajudar na saúde da sua visão. Um estudo aponta que o chocolate com 60% de teor de cacau auxilia o corpo a combater algumas doenças. Descubra os motivos para incluir o chocolate na sua dieta.

O chocolate é antioxidante

Para que as células não se degenerem rapidamente, o corpo humano precisa alimentos que sejam antioxidantes, ou seja, que trabalhem a favor das células, combatendo assim o excesso de radicais livres, que são liberados e transformados em energia na célula depois da alimentação.

O chocolate é rico em flavonoides, que é antioxidante que pode adiar na formação de catarata, por exemplo, doença essa, que se não tratada, pode levar a cegueira.

O chocolate ajuda no combate a retinopatia diabética

A retinopatia diabética se apresenta quando o indivíduo está com excesso de glicose no sangue e isso danifica os vasos sanguíneos da retina. Porém, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de L’Aquilia, mostraram que com o consumo de chocolate amargo por dia, diminui em 30% as chances de desenvolver a retinopatia em pacientes com diabetes tipo 2.

Aprecie com moderação

Tudo de mais pode fazer mal. No caso do chocolate, o excesso pode causar dores de cabeça, náuseas, refluxo e até diabetes. O recomendado é o consumo de 70 gramas por dia, o que seria quatro “bloquinhos” de uma barra. Dê preferência a chocolate meio amargo ou amargo com 60% de teor de cacau.