Os tutoriais de maquiagem são cada vez mais comuns, assim como a procura por procedimentos estéticos. Assim como a pele do rosto, os cílios, como parte essencial para a saúde dos olhos, se não bem cuidados, podem gerar sérios problemas para a visão.

A função dos cílios

A função principal dos cílios é proteger os olhos, bloqueia a entrada de microrganismos pequenas partículas e também ajuda contra o ressecamento ocular. A vida útil de cada cílio dura certa de 3 a 5 meses, caem e são naturalmente substituídos. Porém, produtos e procedimentos estéticos podem comprometer esse ciclo natural.

Cuidado

As famosas máscaras de cílios ou rímel, são usadas para realçar, dar cor e volume para os cílios, mas se mal manuseadas, com produtos de baixa qualidade ou até vencidos, podem gerar inflamações e alergias oculares. Muitos não se preocupam com os produtos químicos presentes na maquiagem que podem prejudicar os olhos. Muitos deles contem petróleo e poliéster, assim também como thimerasol, que é um conservante a base de mercúrio.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Journal of Applied Microbiology, o rímel está entre os produtos que mais podem estar contaminados por bactérias. Isso porque a maquiagem de forma liquida é deixada úmida depois do uso, sendo um local apropriado para a proliferação de bactérias. O estudo mostrou que 90% dos produtos testados estavam infectados, e fatores como armazenamento e higienização são as principais causas para isso acontecer.

Em outro extremo está o procedimento estético chamado alongamento de cílios. Existem vários, como fio a fio e volume russo, mas é preciso ter cuidado. No procedimento, por muitas das vezes, é utilizada uma cola que contém substâncias que podem causar alergias e se não higienizados de forma adequada, pode servir como local para a proliferação de ácaros.

Por fim, é preciso ter cautela. Não vale a pena colocar a saúde dos seus olhos em risco por causa dos “cílios dos sonhos”. Se tiver interesse em fazer procedimentos como esse, procure seu oftalmologista e conheça bem o trabalho do profissional onde o procedimento será feito.